terça-feira, 5 de fevereiro de 2013

Curió – Dificuldades na Criação


Encartamento
Há uma grande diferença entre o Curió e o restante das aves silvestres reproduzidas em cativeiro no que toca ao canto. Na criação dos Curiós há um atenção mais do que especial para a forma como o Curió vai cantar; as notas de sua cantoria.
Há alguns dialetos de canto de Curió no Brasil, sendo os mais famosos o “Paria Grande”, o “Paracambi”, o “Florianópolis” e o “Vi-Vi-Téu-Téu”. Destes, o mais divulgado e procurado pelos criadores é o “Praia Grande”.
Mas não é fácil fazer um Curió cantar de uma determinada maneira. Este processo complicado se chama “encartamento”, e no Curió ele acontece de maneira diferente.
Em pássaros como os Coleiros o encartamento é diferente, pois o canto Tui-Tui (o mais procurado pelos coleiristas) tem poucas notas. O encartamento do Curió é diferenciado e nós vamos tentar apresentar aqui as práticas utilizadas pelos criadores.
Genética
O criador de Curió deve tentar tirar filhotes com seu melhor “cantor”, desta forma, pela genética, as chances de ele ter filhotes cantores são bem maiores. Quando vão começar suas criações, os criadores de Curió procuram adquirir casais de boa procedência (desta forma, eles não estão apenas comprando as aves, mas sim suas genéticas).
Mestre
É desejável que um criador tenha um Curió já encartado em seu plantel. Este Curió irá servir como mestre para os Curiós mais novos. Os filhotes devem escutar o mestre, porém sem enxergá-lo (pois podem ficar intimidados). Um mestre cantando ao vivo é um grande diferencial em uma criação.
CD
Caso o criador não tenha um Curió mestre, ele pode se valer de um CD para que seus filhotes sejam encartados. O criador deve colocar o CD em um volume intermediário, de maneira que as notas sejam claras aos filhotes, mas que não os intimide. O CD também deve ser usado mesmo quando o criador tem um Curió mestre, pois nem sempre o mestre estará disposto a cantar.
Isolamento
Para que o Curió não tenha contato com o canto de outras aves, os criadores utilizam as cabines acústicas ou “cabines de vetorização”. Elas tem isolamento de som, não permitindo que o Curió escute o que está aontecendo do lado de fora. Estas cabines possuem sistema de arejamento apropriado para receber o pássaro (além de contarem com um sistema de som que fica reproduzindo o CD do canto que o Curió deve aprender).
Manutenção
O criador deve ter cuidado especial no que toca à manutenção do plantel. Isso significa separar aves que não estejam encartadas daquelas que já estão encaminhadas no canto certo (pois as aves que não aprenderam a cantar um determinado canto podem atrapalhar as que já estão sendo encartadas). A manutenção também é um processo difícil do encartamento, que exige bastante espaço.

Fonte: http://cbsa-passaros.com.br/newsite/?p=23

Nenhum comentário:

Postar um comentário